Protegemos-Cuidados Alternativos
A autonomia dos jovens
Uma família é para a vida… por isso continuamos a apoiar os jovens, mesmo quando atingem a maioridade, acompanhando-os para que aprendam a ser capazes de viver autonomamente.
A escolha do curso e da profissão que se quer seguir, a organização de uma casa, a gestão do salário, são processos difíceis para qualquer jovem. Para além da família que continua presente na vida do jovem, existem estruturas e processos de ajuda ao desenvolvimento das competências de autonomia, à preparação para a vida independente, à finalização do acolhimento e ao seguimento após a saída.
Protegemos-Cuidados alternativos
As Aldeias de Crianças SOS desenvolvem programas de proteção direcionados para crianças e jovens que por distintos motivos ficaram privados de cuidado parental, proporcionando uma nova oportunidade de crescerem felizes.
Para os jovens que revelam necessidades de um contexto diferente da Casa Familiar para experimentarem viver por si próprios, foi criada uma resposta específica da Aldeia SOS: Casas de Transição. Estes são espaços que proporcionam condições de progressiva autodeterminação e responsabilização, onde possam continuar a desenvolver competências sociais e pessoais que lhes permitam a transição adequada a uma vida autónoma de forma plena, segura e integradora. Em termos de alternativas fora da zona geográfica das Aldeias SOS, há também que considerar a deslocalização temporária de jovens em apartamentos alugados, residências universitárias ou respostas análogas, para fins académicos ou profissionais.